CASES

Ford Safecap: Design e tecnologia que salvam vidas


Ford SafeCap: Boné Anti-Sono
electronics
IOT

mobility

Nosso design de wearables com tecnologia IoT aplicou princípios de segurança no design para criar um boné anti-sono para motoristas de caminhão

Motorista de caminhão aparece como uma das 10 profissões mais perigosas nos Estados Unidos, além de ser a que mais causa mortes no Brasil. Grande parte dessas mortes acontecem porque o motorista dorme enquanto dirige.

Para frear essas estatísticas, a Bolha, nosso hub criativo de tecnologia trabalhou com a Ford via GTB (WPP) para cocriar o Ford SafeCap, o boné anti-sono para motoristas.

O design do wearable e a tecnologia IoT aplicada a este dispositivo visa promover a segurança do motorista por meio do monitoramento de movimentos da cabeça e emite vibrações que o mantém acordado.

Design de Wearables e princípios de IoT em ação

Para desenvolver a tecnologia de wearable e IoT, a Bolha conduziu uma pesquisa para identificar quais são os principais movimentos que indicam que o motorista está com sono.

Essa análise de comportamento foi aplicada ao software instalado no Ford SafeCap, que tem um acelerômetro e giroscópio embarcado. 

Enquanto analisa os movimento da cabeça, ele emite som, luz e vibração ao motorista quando percebe um padrão de sono.

Quando isso acontece, é hora de o motorista parar de dirigir e descansar de forma segura antes de voltar ao volante. Esse é um exemplo de como a segurança no design pode trabalhar para salvar vidas.

Concepção de IoT e wearable do projeto Ford SafeCap

O trabalho da Bolha completou a produção de IoT do projeto: da fabricação ao desenvolvimento do software, além do design, prototipagem e produção do hardware.

O que começou como um simples dispositivo anti-sono para motoristas de caminhão se tornou um importante item de segurança nas estradas.

“Extremamente inspirador: é assim que descrevo a experiência de trabalhar com a Bolha no projeto Ford SafeCap. Eles entregam um produto finalizado que combina tecnologia, criatividade e precisão. O resultado foi um dispositivo anti-sono de sucesso para motoristas, que motivou histórias poderosas e gerou um grande buzz no mundo”, disse Vico Benevides, diretor-executivo de Criação  da GTB América Latina.

Além de ser exibido na exposição “Wired to Wear”, do Museu de Ciência e Indústria em Chicago, nos Estados Unidos, o Ford SafeCap atingiu resultados relevantes:

+ 40 países

mídia espontânea

+437 mi

impressões

+117 mi

alcance

Prêmios

Cannes Lions, Clio Awards, D&AD, The One Show