CASES

Tônica: O amargo transforma


O Amargo Transforma
branding
consumer goods

food&beverages
research

visual identity

Era chegada a hora de reposicionar Tônica Antarctica de maneira integral, colocando o usuário no centro do sistema

"O que significa ser adulto?" foi apenas o primeiro dos questionamentos abraçados por esse projeto

Tônica Antarctica foi a primeira marca de água tônica do Brasil. Lançada em 1914, ela ainda é líder de vendas, mas com todo esse tempo de existência pedia, a marca pedia por uma reinvenção e atualização ao contexto contemporâneo. Era chegada a hora de elaborar uma nova estratégia de Tônica Antarctica, reposicionando a marca de maneira integral através de um processo que coloca o usuário no centro do sistema.

O que significa ser adulto?

Esse foi apenas o primeiro dos conflitos abraçados por esse projeto. Durante um extenso processo de pesquisa com entrevistas de profundidade e invasão de cenários , conversamos com jovens adultos e descobrimos que saber apreciar o sabor amargo é resultado de um processo de desenvolvimento do paladar, parte de um movimento mais amplo de transformações dos gostos pessoais que acontece com a chegada da vida adulta.

Entre sonhos pessoais e tempo hábil para realizá-los, perspectivas de independência e as responsabilidades eminentes, essa transição para a vida adulta é muitas vezes marcada por frustrações. Para aqueles que conseguem se manter abertos para as mudanças e aprendizados, a sensação de realização parece vir de forma mais genuína e menos dolorosa. 

Pautados nessa descoberta, elaboramos o novo propósito de Tônica Antarctica: revelar aos jovens adultos que momentos difíceis da vida são uma fonte de crescimento e aprendizado, alimentando a percepção da vida como um eterno processo de mudanças, não de recompensas. Sintetizamos essa ideia com a tagline “o amargo transforma” para associar o sabor característico de Tônica Antarctica a essa tensão na vida das pessoas. 

Tônica Antarctica é uma marca centenária que nunca havia feito nada em termos de branding e comunicação. A ideia de renovação [da marca] era trazer à tona o seu envolvimento emocional e tornar ela próxima dos jovem adulto novamente. A Questto|Nó é uma empresa muito visionária e atenciosa que trabalhou conosco em todo o processo de rebranding, incluindo o desenvolvimento da nova identidade visual e ativações.”

Isa Aniceto, Gerente de Inovações de Refrigerante

Em cinco meses de trabalho junto ao time de inovação da Ambev, enxergamos a marca em todos os seus desdobramentos para propor uma solução pautada no design sistêmico. A nova estratégia se tangibiliza na renovação da identidade visual, embalagem e portfólio de produtos. Mais que um brandbook convencional, entregamos um roadmap de inovação que vai amparar os próximos passos de gestão da marca pelo cliente e outros fornecedores, incluindo diretrizes de ativação, comunicação e experiência de marca.

Como transitar entre a sua identidade tradicional e as demandas contemporâneas? 

O primeiro desdobramento visual da marca Tônica é a nova embalagem com novo logotipo, uma interpretação contemporânea e sofisticada de um selo tradicional. Estão lá o azul original e a inclinação diagonal, mas agora com alto contraste entre as hastes e terminações e novos grafismos que conferem expressão e dinamismo à lata. Sob uma paleta de diferentes azuis, se escondem ilustrações provocadoras de expressões populares que retratam as tensões da vida adulta, como “andar no fio da navalha” e “entre a razão e a emoção”.

toten-tonica-antartica
ponto-onibus-tonica-antartica
tonica-antartica-detalhe
tonica-antartica-paleta
tonica-antartica-identidade-visual
tonica-antartica-zero
tonica-antartica