CASES

The future of work for Natura &Co


Leveraging Work From Home x At the Office
future scenarios
research

strategy
workshops

Hybrid work model: bringing employees closer, even while remote

A dimensão e grandiosidade de uma empresa tanto importa: de tempos em tempos, até as gigantes precisam de direcionamento para navegar novas realidades. A Natura &Co, maior empresa de beleza do mundo, com valor de mercado de 12,4 bilhões de dólares, veio até a Questtonó Manyone para recalcular sua rota e manter sua relevância – e liderança.

Poucos meses depois que a crise do novo coronavírus chegou ao Brasil, a companhia descobriu, por meio de uma pesquisa interna, que mais de 90% de seus colaboradores, ao final da pandemia, não gostariam de voltar a trabalhar presencialmente em tempo integral. 

Então, junto à equipe da Questtonó Manyone, a empresa se debruçou para criar uma definição melhor para o futuro do trabalho, com uma jornada que incluísse todos.

O esforço é coerente com a posição histórica da Natura &Co, que há anos encabeça a lista World’s Best Workplaces 2020, o ranking das melhores empresas para trabalhar. Para preservar sua pole position aqui, a companhia não precisava necessariamente pisar mais fundo no acelerador – mas caprichar no pit stop, confiando nas mãos e no talento de quem, como a Questtonó Manyone, entende do assunto.

O futuro do presente

A partir das respostas coletadas nesta pesquisa interna, ficou claro para a liderança da Natura &Co que seria fundamental estruturar um modelo híbrido de trabalho; um que contemplasse parcialmente as atividades em home office e em escritório. 

Essa divisão, contudo, não é exata ou igual para todos os casos, de forma que a pergunta passou a ser: como desenhar um modelo que acomode as necessidades e expectativas de mais de 18 mil funcionários que compõem um ecossistema complexo, ramificado em dezenas de setores?

Mas ao responder essa pergunta, desengatilhamos tantas outras, como: quando essa nova realidade será implementada? O que a liderança e as equipes podem esperar a partir disso? E como aproveitar todo o potencial desse sistema híbrido de trabalho sem comprometer a produtividade e o bem-estar dos colaboradores?

As peças do quebra-cabeça

A fim de estruturar estratégias práticas com rápida aplicação, a Questtonó Manyone abraçou esse projeto sob a premissa de ser uma cocriação, envolvendo a liderança da Natura &Co ao longo de toda a jornada.

Começamos os trabalhos organizando uma bateria de workshops com colaboradores e integrantes do departamento administrativo. Segmentamos dessa forma por uma questão de escalabilidade: uma vez que a metodologia seja implantada e aprovada, seria mais fácil e rápido expandi-la para as demais áreas e departamentos.

No total, conduzimos 8 rodadas de workshops com mais de 300 pessoas, o que permitiu à Questtonó Manyone compilar uma espécie de manual com um passo-a-passo de como transformar a cultura de trabalho desejada em realidade. O framework apresentado à Natura &Co trouxe consigo as ferramentas e as instruções necessárias para construir a ponte que conecta o presente e o futuro da companhia. 

Futuro do trabalho: Mudança de dentro pra fora

Sempre fiéis ao mantra “estratégia guiada pela execução”, a Questtonó Manyone cumpriu sua entrega com impactos radicais. 

O manual que desenvolvemos ganhou vida ao moldar a liderança, as prioridades e a cultura na Natura &Co. Agora, por exemplo, a empresa faz questão de garantir que todos os seus colaboradores tenham acesso à mesma estrutura tecnológica, como internet de alta velocidade e laptop com todas as aplicabilidades necessárias para o desenvolvimento daquela função.

Também veio desse projeto a implementação do que hoje é conhecido como “regra de ouro” na companhia, que é a manutenção e preservação da saúde mental. Como uma das principais queixas de quem faz home office é o tempo online prolongado, a empresa está se empenhando ativamente para estabelecer limites entre trabalho, lazer e descanso junto aos funcionários, para que eles tenham uma rotina mais equilibrada.

Todos esses esforços levaram a Natura &Co a se abrir à possibilidade de considerar que suas equipes tenham plena autonomia para decidir como e quando querem trabalhar – algo praticamente inédito no mundo corporativo.  

Até maio de 2021, mais de 5 mil funcionários do departamento administrativo já haviam sido impactados pelas resoluções propostas pela Questtonó Manyone. Nosso projeto trouxe um blueprint simplificado capaz de abarcar toda a jornada dos trabalhadores, priorizando sua saúde e bem-estar, enquanto promove um ambiente mais profissional, inspirador e autônomo.

Quer criar estratégias de impacto como o modelo híbrido de trabalho da Natura &Co?

Somos um time global e transdisciplinar de designers, engenheiros, pesquisadores e estrategistas que desenvolvem produtos físicos e digitais, além de marcas e serviços de forma sistêmica e integrada. Para nós, construção de marca e desenvolvimento de produtos andam juntos.

Nosso objetivo é identificar oportunidades únicas de negócio para aplicar nossas habilidades em design e tecnologia com base nas necessidades das pessoas. Assim, criamos produtos, serviços e experiências prontos para implementação.

→ Quero transformar o meu negócio!