CASES

Natura SOU


Inovação Sustentável
beauty
consumer goods

research
visual identity

Pra que preciso do que eu não preciso?

Impacto do mínimo, reconhecimento máximo.

Ser acessível, ser sustentável tem que ser caro? Esta foi uma das perguntas que a Natura propôs como desafio em um novo projeto que pudesse levar a todos o consumo consciente. Produtos de baixo impacto ambiental ainda costumam ser vistos como caros e a Natura queria criar um novo conceito para o consumidor, que ocupasse um espaço intermediário de preço. Teve início uma parceria entre nós, Tátil design de ideias e Natura.

Para o desenvolvimento do produto, fizemos imersões etnográficas com consumidores e consultoras Natura em diversos estados no Brasil, para  entender o processo de comercialização e como as pessoas lidam com as embalagens no dia a dia.

Ainda tentamos entender melhor o cenário para otimizar o sistema de produção, distribuição e uso de materiais, com isso fizemos uma imersão no mercado de embalagens e tecnologia. No projeto, testamos modelos com diversos cenários integrando de forma criativa o produto, logística e o modelo de negócio de serviços.

Com isso criamos o Natura Sou, cuja embalagem utiliza 70% menos plástico do que uma embalagem convencional, o que garante uma redução de impacto em todo o ciclo de vida.

A etapa de produção e logística foram reduzidas pois a fabricação e envasamento é feita dentro da empresa, na mesma linha de montagem. Ainda há menos desperdício pois o produto é todo utilizado e o descarte tem grande compactação e pouco resíduo.

O projeto ainda conquistou diversos prêmios como o IF Design 2013, o Brasil Design Awards como projeto do ano e também outros prêmios da área de embalagem.

sou-natura
embalagens-sou