CASES

Shaping the corporate forecast of innovation


Innovation For Large Companies
consumer goods
experience design

food&beverages
future scenarios

strategy
workshops

Using our agile sprint methodology, we helped AB InBev uncover future concepts for their near-term innovation pipeline

Como é possível identificar novas oportunidades de negócio e colocar em prática uma estratégia global de inovação de uma empresa multinacional do tamanho da AB InBev?

Estivemos com um time global de executivos da companhia para investigar oportunidades de inovação em diferentes setores de atuação da empresa. O projeto principal contou com uma semana de imersão, com workshops de ideação e cocriação com clientes para determinar quais ideias teriam o maior potencial para serem desenvolvidas e pilotadas.

Oportunidades de negócio para o futuro da alimentação

O time global da AB InBev buscava uma abordagem sistêmica de inovação para descobrir novas tendências e oportunidades de negócio e desenvolver conceitos para o universo de alimentação e bebidas.

Em Nova York, nos Estados Unidos, unimos nossos times de Pesquisa & Estratégia e Experience Design com os especialistas selecionados da AB InBev para o projeto, que seria apresentado no final para os principais executivos da companhia.

Metodologia ágil e workshops de cocriação

Misturando a metodologia Agile com ferramentas proprietárias, mergulhamos nos aprendizados coletivos do grupo para gerar ideias para as novas marcas e produtos em potencial.

Investigamos comportamento e tendências de futuro ligadas ao universo de comida e bebida, a fim de compreender quais novos desejos e necessidades.

O projeto foi cocriado o tempo todo com consumidores reais da empresa por meio de pesquisas overnight, o que agilizou muito o processo e trouxe insumos relevantes para a construção das propostas.

Também mapeamos perfis early-adopters, que recrutamos para representar parte dos usuários. A cocriação com eles passou por novas marcas de bebida, combinações de sabor e ingredientes que forneceram insights relevantes para o projeto.

Ao todo foram três workshops de ideação com o time da AB InBev, com duração de dois dias cada. As atividades foram pensadas cuidadosamente para fomentar um ambiente criativo e de cocriação. Usamos comida, bebida e até mesmo mixologia como aprendizados para construir relação entre o grupo.

Inovação para o futuro da alimentação

A duração total do projeto foi de dois meses e meio e resultou em mais de 30 conceitos inovadores para a AB InBev, que podem ser pivotados, testados e desenvolvidos. Na fase final do projeto, investigamos também questões como custo, complexidade e market share, ajudamos a desenvolver os pitches internos que seriam levados em diante.

Ao final, foram apresentados 12 conceitos para o CEO da AB InBev e outros líderes da companhia. Alguns deles serão desenvolvidos como programas-piloto ao longo de 2020.

abi-innovation-workshop
abi-innovation-workshop
abi-innovation-workshop
abi-innovation-workshop