Case: Natura SOU
CASES

Natura SOU


Inovação Sustentável
beauty
consumer goods

research
visual identity

Pra que preciso do que eu não preciso?

Ser acessível e sustentável tem que ser caro?

A Natura nos desafiou com um projeto que levasse as pessoas ao consumo consciente. A empresa queria um produto que tivesse baixo impacto ambiental e ainda ocupasse um espaço intermediário de preço. Então, trabalhamos juntos com a Tátil Design para resolver o problema.

Para o desenvolvimento do produto, fizemos imersões etnográficas com consumidores e consultoras Natura em diversos estados no Brasil, para entender o processo de comercialização e como as pessoas lidam com as embalagens no dia a dia. Ainda, buscamos entender qual é melhor o cenário para otimizar o sistema de produção, distribuição e uso de materiais, com isso fizemos uma imersão no mercado de embalagens e tecnologia.

No projeto, testamos modelos com diversos cenários integrando de forma criativa, o produto, logística e o modelo de negócio de serviços.

Com isso criamos o Natura Sou, cuja embalagem utiliza 70% menos plástico que uma embalagem convencional e garante uma redução de impacto em todo o ciclo de vida. A etapa de produção e logística foram reduzidas, já que a fabricação e o envasamento é feito dentro da empresa. Ele também gera menos desperdício, pois o produto é todo utilizado e o descarte tem grande compactação e pouco resíduo.

Após o lançamento da Sou, as ações da Natura valorizaram em 5% e as consultoras Natura começaram a fazer estoques do produto nas casas.

O Natura Sou ainda conquistou diversos prêmios como o IF Design 2013 e o Brasil Design Awards como Projeto do Ano, além de outros prêmios da área de embalagem.

sou-natura
embalagens-sou