CX para inovação em supermercados online
CASES

CX para inovação em supermercados online


Estratégia de Mercado E-Commerce
branding
research

strategy
workshops

Em um desafio de CX, construímos uma nova experiência para o consumidor do “Meu Mercado em Casa”, solução de compras online da Unilever

Posicionamos a marca mais próxima aos consumidores, com uma jornada de compra positiva

Como melhorar a experiência do cliente que opta por realizar as compras de supermercado online? Em um desafio de CX e estratégia, ajudamos a posicionar o “Meu Mercado em Casa”, marketplace de supermercados online da Unilever, para além do universo B2B, com foco também no consumidor final.

O marketplace surgiu para atender a demanda de pequenos e médios varejistas que sentiam a necessidade de adaptar os seus negócios para o digital. Diante desse cenário, a Unilever construiu uma solução de e-commerce em versão beta para atender a esses clientes. No entanto, a operação tinha capacidade limitada e não apresentava conhecimento substancial do consumidor final da plataforma “Meu Mercado em Casa”.

Foco na experiência do consumidor, a partir do posicionamento de marca

Em um desafio de estratégia e posicionamento de marca, a Questtonó orientou a cocriação de uma nova marca para o marketplace, desta vez, com uma comunicação mais próxima dos consumidores finais e focada em garantir uma melhor experiência e jornada de compra.

 

estrategia-unilever-branding-ecommerce

 

Realizamos um processo de pesquisa com usuários e não-usuários de e-commerces de supermercados para identificar oportunidades e tensões vividas pelos consumidores. Em seguida, realizamos junto aos profissionais da Unilever um sprint criativo para reposicionar a marca, as jornadas de uso e a comunicação do marketplace “Meu Mercado em Casa”.

A entrega final consistiu em um guia de marca, além de um roadmap de implementação de ações, voltado para a construção de uma plataforma focada na experiência do usuário, tendo como premissa o posicionamento de uma marca que é prestativa e quer conhecer os seus consumidores mais de perto. Além disso, todas as ideias foram tangibilizadas em experiências de comunicação e  mensagens-chave de personalização em relação aos consumidores.