CASES

Paper: Construa a estratégia de ecossistema do seu negócio


Estratégia de Ecossistema de Negócios
content
report

research

Um estudo com ferramentas para adaptar, criar e evoluir as relações que constituem o seu ecossistema

O mundo dos negócios está em constante transformação, e é preciso compreender qual é o ecossistema em que você está inserido.

A jornada tradicional do fornecedor até o cliente agora é entendida como um emaranhado de sistemas complexos, conectando atividades de valor distintas.

Para que as empresas tenham sucesso hoje, elas precisam agir e adotar uma mentalidade de ecossistema, garantindo uma criação contínua de valor. 

A Questtonó Manyone traz o paper “Adapt, shape, evolve: A framework for designing ecosystem strategies” (exclusivo em inglês). É um material completo com ferramentas e ideias para entender e conectar os diferentes players em que o seu negócio está envolvido.

BAIXE O PAPER

Mas o que é um ecossistema?

Um ecossistema de negócios consiste em um grupo ou comunidade de entidades conectadas, dentro ou fora de uma empresa, e que colabora de diferentes maneiras na cadeia de valor.

Atualmente, a competição não existe apenas dentro de um setor específico, e em muitos casos, é melhor ser adaptável do que tentar se manter à frente a qualquer custo.

Acreditamos que uma empresa pode crescer e permanecer relevante ao adotar uma estratégia de ecossistema desenhada para adaptar e evoluir as expectativas de cada um dos pontos de contato envolvidos, a fim de compreender, potencializar e reconfigurar as conexões internas e externas de acordo com suas necessidades.

Este paper deve ser usado como uma ferramenta de diagnóstico para avaliar o estado atual do ecossistema do seu negócio, revelando lacunas e oportunidades potenciais para mudança. Ele serve tanto para empresas que estão dando os primeiros passos quanto para aquelas que já trabalham isso dentro do seu escopo.

A Questtonó Manyone já desenvolveu projetos dentro desse tema para empresas como Ambev, quando construímos uma plataforma de marcas de cerveja regionais em parceria com produtores locais; com a Raia Drogasil, quando investigamos a relação de pacientes crônicos com o universo de saúde para construir um rede de suporte a esse público; e com a Biomega, quando unimos design de ponta e um modelo de negócios inovador para criar um novo modelo de veículo elétrico.

Qual é o valor de compreender o ecossistema do seu negócio?

“Ser uma empresa centrada no usuário exige mais do que cuidar bem de todos os pontos de contato dessa relação, mas uma visão holística sobre as necessidades e perspectivas das pessoas em relação a sua vida e atividades, mesmo que isso avance sobre os limites que definem um setor de atuação.

Está em curso uma oportunidade imensa para empresas se transformarem e continuarem encantando seus clientes. Aqui reside o poder de estruturar ecossistemas que atendam a essas necessidades da forma mais completa possível.” – Leo Massarelli, CCO da Questtonó Manyone

BAIXE O PAPER