Na Questtonó, gostamos de imaginar como novas soluções podem transformar as necessidades das pessoas em experiências significativas. Mas vamos um passo além: garantimos a materialização dessas ideias, com projetos que se conectam com a construção de futuros mais humanos.
Desta vez, colocamos a inovação a serviço da mobilidade junto à startup brasileira Tupinambá, em um projeto de CX e design de produto que viabilizou o desenvolvimento de uma rede de pontos de recarga de veículos elétricos no país.
O trabalho foi realizado por meio do processo de Venture Design, modelo de aceleração de startups em que a Questtonó é pioneira no Brasil.
Smart cities e infraestrutura de veículos elétricos
Com presença ainda tímida, porém relevante no contexto brasileiro, os veículos elétricos são uma alternativa de mobilidade na busca por um planeta mais sustentável. No entanto, a falta de infraestrutura de abastecimento é um das maiores barreiras para a ampliação da frota elétrica, além de oferta de veículos a preços mais adequados e da baixa regulamentação por parte dos órgãos de governo.
Por outro lado, há uma oportunidade de conexão destes pontos de abastecimento a novas lógicas de conexão digital e de sustentabilidade econômica do sistema, motivadas pela transformação digital que vivemos.
A Tupinambá tem sido um dos principais vetores de mudança desse mercado no país. Até o final de 2021, a startup deve ter mais de 100 estações de recarga distribuídas em nove estados – e a projeção para 2022 é de 500 novas estações.
Além disso, a Tupinambá construiu parcerias de peso para incentivar a eletrificação. Todos os novos modelos de carros elétricos e híbridos da Stellantis (dona de marcas como Fiat e Peugeot) contarão com o sistema embarcado da startup, que prevê facilidade no acesso à recarga.
Ainda, novas parcerias com o Grupo Carrefour e a locadora Movida irão permitir a expansão da rede, com novos pontos espalhados pelo país.
Inovação em Mobilidade com Design de Produto e Experiência
Conduzimos projetos de inovação e design de forma totalmente sistêmica, considerando diferentes cenários e habilidades para que a experiência final seja muito mais potente.
Na criação do projeto de pontos de recarga de veículos elétricos para a Tupinambá, unimos nossos times de Industrial e Experience Design para pensar em todos os pontos de contato do usuário com o serviço, o que contempla desde o local em que ele será instalado até os diferentes tipos de interação.
A criação do projeto passou pelas etapas de mapeamento de jornadas de usuário; ideação, com propostas baseadas nos estudos de jornada; criação de protótipos e coleta de aprendizados, a fim de atingir o nível de excelência desejado; até o detalhamento técnico final do produto, acompanhado da produção de arquivos 3D e renderings.
Design e mobilidade: Pontos de recarga de veículos elétricos
A entrega final consistiu em uma família de equipamentos indoor e outdoor para recarga multimodal (carros, motos e bicicletas) de veículos elétricos, que alia oportunidades de exploração de mídia digital e interface inteligente com usuário, garantindo a sustentabilidade e escalabilidade do sistema.
Além disso, conecta a plataforma digital da Tupinambá, que mapeia os pontos de abastecimento no Brasil e possibilita que usuários tenham sempre informação para que planejem seus deslocamentos sem risco de ficarem sem energia no meio do caminho.
O projeto foi concebido de forma modular, adaptável para os diferentes hardwares de recarga disponíveis no mercado, o que torna a solução adaptável a novos cenários e novos entrantes num mercado ainda em franca expansão.
Esse projeto ganhou medalha de bronze no Brasil Design Awards, na categoria Design de Produto.